Reinaldo
José Reinaldo de Lima, mais conhecido como Reinaldo (Ponte Nova, 11 de janeiro de 1957) é um ex-jogador de futebol do Atlético – MG e Seleção Brasileira. Revelado em meados dos anos de 1970 pelo Atlético Mineiro, clube ao qual dedicou quase toda a carreira, é considerado por muitos como o mais talentoso jogador de sua época.
Foi considerado por muitos, inclusive Zico, como o melhor jogador que ele viu jogar depois de Pelé. Porém, em Minas Gerais, Estado no qual Reinaldo jogou a maior parte da sua carreira, muitos o consideram melhor que o Rei do futebol.
Conquistou seu primeiro título ao ganhar de forma invicta o Campeonato Mineiro de 1976 e, dois anos depois, daria início ao hexacampeonato que o Atlético conquistou, entre 1978 e 1983.
Em 1977 tornou-se o maior artilheiro de uma edição do campeonato brasileiro marcando 28 gols em apenas 18 jogos, um recorde em número de gols que demorou 20 anos para ser quebrado e em média de gols nunca alcançado (1,55 por jogo).
Seu futebol genial garantiu-lhe uma convocação para participar da Copa do Mundo de 1978 disputada na Argentina. Reinaldo marcou o primeiro gol brasileiro no empate em 1×1 com a seleção da Suécia. Não pode marcar mais gols naquela copa, pois seus problemas no joelho o tiraram das demais partidas.
Seus números extraordinários e o seu futebol encantador fizeram com que Reinaldo se tornasse o maior ídolo do Clube Atlético Mineiro e passasse a ser chamado pela torcida de “Rei”, que o saudava nos estádios com o grito: “Rei, rei, rei, Reinaldo é nosso Rei”.
O sucesso do artilheiro é comprovado pelas incríveis marcas da sua carreira. Reinaldo além de ser recordista em média de gols em uma única edição do campeonato brasileiro, também é o maior goleador da história do Atlético, maior artilheiro do Mineirão, maior artilheiro do mais famoso clássico do Estado, Atlético e Cruzeiro (na era Mineirão) e maior artilheiro da história do futebol em Minas Gerais.
Em 1988, após encerrar a carreira foi até a Holanda, a convite de Johan Cruyff, na época treinador do Ajax de Amsterdam, para fazer um estágio com o técnico e futuramente seguir essa carreira. Porém, acabou aceitando o convite do Telstar, clube da segunda divisão holandesa, para jogar durante o verão com a equipe, a qual veio a encerrar de fato a sua carreira.
DADOS PESSOAIS:
Nome: José Reinaldo de Lima
Posição: Atacante
Data de nascimento: 11 de janeiro de 1957
Naturalidade: Ponte Nova – MG
CARREIRA COMO JOGADOR:
Atlético Mineiro – MG – 1973/1985
Palmeiras – SP – 1986
Rio Negro – AM – 1987
Cruzeiro – MG – 1988
BK Hãcken – SUE – 1988
Telstar – HOL – 1988
CARREIRA COMO TREINADOR:
Valério – MG – 1999
Mamoré – MG – 2001
Vila Nova – MG – 2012
Ipatinga – MG – 2013